Projetos de Pesquisa

Projetos de pesquisa nos quais os membros do LabES atuam.

Memória Virtual

O Memória Virtual é um sistema web para catalogação e disseminação de informações sobre acervos do patrimônio histórico, cultural e artístico. É um sistema de software livre licenciado sob a GPL (General Public License). Permite o registro de informações, em uma única base de dados e de forma integrada, de diferentes tipos de acervos históricos, seja bibliográficos, museológicos, arquiviológicos, arquitetônicos, naturais e imateriais.

mv.JPG
Qualipso (Quality Platform for Open Source Software)

O projeto QualiPSo (Quality Platform for Open Source Software) propõe-se a definir e implementar tecnologias, procedimentos, leis e políticas com o objetivo de potencializar as práticas de desenvolvimento de software livre, tornando-as confiáveis, reconhecidas e estabelecidas na indústria. O projeto é financiado pela Comunidade Européia (IST-FP6-IP-034763), contando com a participação de colaboradores de diferentes países: Itália, França, Alemanha, Espanha, Polônia, Brasil, China e Japão.

Qualipso (Quality Plataform for Open Source)
INCT-SEC - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos

O INCT-SEC visa a desenvolver tecnologias, produtos e formação de pessoal qualificado na área de sistemas embarcados críticos, com forte orientação ao desenvolvimento de sistemas robóticos autônomos (Veículos Terrestres Autônomos e Veículos Aéreos Autônomos). O projeto é financiado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia em parceria com instituições de fomento (CNPq 573963/2008-8, FAPESP 08/57870-926).

  • URL: http://www.inct-sec.org
  • Instituições de Pesquisa: ICMC/USP, UFSCar, UFAM, UFG, UNESP - Rio Preto, Poli/USP, UEM, EACH/USP, IEA/USP, EESC/USP, PUC-RS
  • Empresas e Órgãos Governamentais: Aeroalcool, AGX, Airship, Embraer, Emgepron, Orbisat, Innova, CTI e Embrapa
INCT SEC Logo
Desenvolvimento de Linhas de Produtos de Software usando Técnicas Orientadas a Aspectos

Este projeto tem como principal objetivo o aprimoramento e integração das técnicas e ferramentas de orientação a aspectos (OA), e que contemplam as diferentes atividades da engenharia de domínio e aplicação (análise de domínio, arquitetura e projeto de domínio, implementação de domínio, e derivação de produtos) de desenvolvimento de uma linha de produto de software (LPS).

Integrando e Aprimorando Atividades de Pesquisa, Ensino/Treinamento e Transferência Tecnológica em Teste e Validação de Software

A grande temática deste projeto refere-se à atividade de teste de software, com perspectivas de linhas de produto e componentes envolvendo teste para linguagens procedimentais, OO (orientadas a objetos), AO (orientadas a aspectos), incluindo o teste de sistemas distribuídos e de modelos. Também são investigados temas envolvendo engenharia de software experimental e metodologias de apoio ao desenvolvimento de módulos educacionais para ensino e aprendizagem presencial e a distância.

Subsídios para Atividades de VV&T no Desenvolvimento de Software

Este projeto tem como objetivo explorar técnicas e critérios para as atividades de VV&T, instanciados para diferentes paradigmas de desenvolvimento (Orientação a Objetos, Aspectos, Processos Ágeis, etc.) e para diferentes domínios de aplicação (Sistemas de Informação, Aplicações Concorrentes, Sistemas de Tempo Real, etc.). Estudos experimentais serão desenvolvidos com o intuito de avaliar as estratégias definidas. Tais experimentos devem ser considerados tanto no ambiente acadêmico como industrial e estratégias e material para transferência da tecnologia estudada devem ser elaborados visando a contribuir com a qualidade na produção de software.

  • Instituições: ICMC/USP , UFSCar, UFG